Dicas dos melhores livros sobre enfermagem do trabalho

Como ganhar bem com uma desentupidora
Junho 11, 2021
mostrar

Dicas dos melhores livros sobre enfermagem do trabalho

Se você se interessa por enfermagem do trabalho, trabalha nesta área ou deseja trabalhar e é um amante da leitura, saiba que existem livros incríveis sobre o assunto para se jogar. E não existe nada mais prazeroso do que juntar o amor pela leitura pelo prazer de aprender algo novo.

Gostou da ideia? Então coloque o pijama cirúrgico de lado e continue lendo para saber quais são.

Enfermagem do trabalho: Programas, procedimentos e técnicas, de Márcia Moraes

Este livro é repleto de ilustrações, com uma linguagem clara e objetiva que aborda as principais técnicas que regem a enfermagem do trabalho.

Nele é discutido desde o surgimento da enfermagem do trabalho no Brasil, até as funções que desempenham os profissionais de enfermagem do trabalho dentro da empresa. Além disso, descreve todas normas que devem ser observadas nos procedimentos de limpeza e esterilização de instrumentos, noções de biossegurança e conduta em exposição a material biológico. Outros assuntos tratados também são as principais técnicas para avaliação das atividades dos trabalhadores, fornecendo parâmetros ao médico para diagnóstico, e a maneira correta de realizar a coleta, o armazenamento e o envio das amostras para exames toxicológicos.

Ele também orienta a calibração dos instrumentos utilizados na avaliação do trabalhador e os destinados à esterilização de material, de acordo com todas as legislações vigentes.

Em sua quarta edição (revisada e atualizada) são mencionados tópicos atuais, tais como acessibilidade, sustentabilidade, empreendedorismo, plano de gerenciamento de resíduos em serviço de saúde, sistema de gestão em saúde e segurança do trabalho, além de provas funcionais empregadas na enfermagem do trabalho, como: eletrocardiograma, eletroencefalograma,  acuidade visual, espirometria, dinamometria, antropometria, tonometria, teste do banco, teste de vedação dos respiradores, Fit Test e coleta de material para exame.

Ergonomia: Fundamentos e Aplicações, de Vanderlei Moraes

O Ergonomista possui um papel fundamental com relação ao planejamento a reformulação de espaços e equipamentos de trabalho. Sabendo dessa importância, os autores tiveram uma abordagem inovadora do assunto ao falar sobre os principais conceitos e sua aplicação de forma sucinta, considerando as principais necessidades de seu público-alvo.

Este livro é dividido em seis capítulos, organizados conforme a sequência de conteúdos mais utilizada nas disciplinas de ergonomia. De um resumo histórico, que conduz o aluno pelo mundo da ergonomia, a uma discussão minuciosa sobre a análise ergonômica do trabalho, esta obra é indispensável aos estudantes da área.

Enfermagem do Trabalho, de Geraldo Mota

Este livro foi escrito para servir de referência à enfermagem ocupacional. Ele fornece informações essenciais para auxiliar os estudantes e profissionais de enfermagem a fazerem boas escolhas, tomarem decisões seguras e assistirem ao cliente de maneira efetiva.

A complexidade e o dinamismo dos assuntos relacionados à área de saúde ocupacional incentivam a equipe de enfermagem do trabalho a se atualizar e prestar serviços e assistência de extrema qualidade aos trabalhadores. Para isso, este livro representa uma impecável fonte técnica de apoio.

Publicado pela primeira vez há 12 anos, Enfermagem do Trabalho segue sendo aceito no meio acadêmico, pela amplitude dos temas abordados e pela competência e talento dos autores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *