Saiba o que considerar antes de pedir um empréstimo

Livros que falam sobre Artrose
Outubro 8, 2020
Fique seguro enquanto aprende e ensina online
Fique seguro enquanto aprende e ensina online
Março 31, 2021
mostrar

Saiba o que considerar antes de pedir um empréstimo

Muitas pessoas querem fugir dos empréstimos por acharem que eles são os grandes vilões da saúde financeira, pois representam dívidas longas com taxas de juros altíssimas. Mas a verdade é que eles podem ser grandes aliados do seu planejamento financeiro e desempenham um papel muito importante rumo ao seu investimento ou à recuperação de suas finanças. Para acertar na hora de pedir a concessão de crédito, basta se preparar, colocar alguns itens na ponta do lápis, organizar-se e pesquisar bastante. Pensando nisso, hoje trouxemos algumas considerações que você deve fazer antes de entrar em uma situação de empréstimo.

Defina qual é o objetivo do empréstimo

Parece algo simples, mas é preciso ter isso bem claro no seu planejamento antes de solicitar qualquer tipo crédito. 

Você pode precisar do dinheiro para adquirir um automóvel ou fazer um financiamento imobiliário ou mesmo para investir no seu negócio. O empréstimo também é muito utilizado para quitar dívidas do cheque especial ou resolver questões familiares. Cada finalidade vai exigir um planejamento e uma modalidade de empréstimo completamente diferente, por isso é preciso deixar esse ponto claro antes de pedir a concessão de um crédito à sua instituição financeira.

Faça um mapeamento dos seus gastos

É muito importante colocar na ponta do lápis tudo o que você gasta, tanto para saber qual será o impacto das mensalidades na sua renda quanto para cortar gastos menos necessários. 

Para se organizar, pense no dinheiro gasto com comida, roupa, produtos de higiene e limpeza, faculdade, mantimento dos filhos e da casa, todos esses quesitos. Ao final do seu planejamento, você precisa ter dinheiro suficiente para quitar seu empréstimo.

Na hora de cortar gastos, o ideal é manter o essencial e deixar de lado idas a restaurantes, viagens e outras atividades menos fundamentais. Experimente comprar marcas mais baratas quando for ao mercado, isso também fará uma diferença significativa no final do mês.

Conheça as modalidades de crédito do mercado

É essencial que você conheça as modalidades de crédito disponíveis no mercado antes de pedir seu empréstimo. Dessa forma, você selecionará o que é melhor para seu contexto econômico, objetivo e planejamento financeiro. Além disso, escolher a modalidade correta para sua realidade e sua renda mensal pode diminuir o risco de inadimplência e aumentar as chances de uma negociação bem sucedida.

A seguir, confira alguns tipos de empréstimos mais comuns no mercado:

  • Cheque especial e cartão de crédito;
  • Empréstimo pessoal para negativado;
  • Empréstimo consignado;
  • Empréstimo com garantia de imóvel;
  • Financiamento.

A razão do cheque especial e do cartão de crédito estarem incluídos na lista é que eles também são formas de pegar empréstimos de instituições financeiras, mas não nos damos conta disso no dia a dia. A diferença nessas duas modalidades é que o limite já está pré-aprovado e, em troca dessa facilidade, os juros são os mais altos do mercado.

Saiba qual é o prazo de pagamento e a taxa de juros

Faça uma pesquisa sobre as taxas de juros e os prazos de pagamento de diferentes modalidades de empréstimos oferecidas por várias instituições financeiras.

Cada tipo de concessão de crédito tem um prazo para pagamento diferente. O crédito pessoal, por exemplo, costuma ter um prazo de pagamento entre 48 a 60 meses, mas isso varia de acordo com a instituição financeira. 

Sobre os juros, uma das modalidades de crédito mais eficientes contra as altas taxas é o empréstimo com garantia de imóvel. Como o imóvel é um bem muito valioso, ao ser colocado como garantia do pagamento da dívida, os juros diminuem consideravelmente. Sem contar que algumas instituições oferecem a possibilidade de realizar o pagamento em parcelas decrescentes, outra vantagem desse tipo de crédito.

Seja qual for a modalidade escolhida, é essencial pesquisar sobre a taxa de juros e o prazo do pagamento para saber se cabe no seu bolso.

Faça um planejamento para pagar as parcelas

Por último, mas não menos importante, lembre-se de que, além de mapear todos os seus gastos antes de entrar em situação de empréstimo, é preciso elaborar um plano de pagamento das parcelas considerando todos os gastos já analisados e encontrando a melhor forma de poupar o dinheiro direcionado à quitação do crédito solicitado.

Seguindo esse planejamento, você não terá dores de cabeça e ficará seguro de que sobrará a quantia certa para o pagamento do seu empréstimo todos os meses.

E, então, agora que você já sabe tudo o que considerar antes de realizar seu pedido de crédito, o que acha de organizar sua vida financeira e dar o próximo passo rumo ao seu sonho, seja ele um investimento ou o pagamento de uma dívida por meio do empréstimo (afinal, limpar o nome também é uma conquista!). Lembre-se de fazer muitas pesquisas, comparar e ponderar as melhores opções. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *