Ao olharmos um lindo edifício, não imaginamos o trabalho que dá para construí-lo. Para que tudo funcione da maneira correta é preciso adotar um conceito que se chama ‘Interfaces prediais’, que envolve a administração de informações dentro de um prédio, a começar da sua etapa inicial até a sua finalização.
Todos os sistemas de um edifício precisam estar de acordo, interligados, para garantir a segurança de todos que ali irão habitar. Por isso, para quem trabalha na área, seja engenheiro civil, arquiteto ou qualquer outro profissional, é fundamental a leitura de alguns livros que abordam o assunto.
Por este motivo, vamos mostrar aqui neste artigo os 3 melhores livros sobre interfaces prediais de 2022.
Esse é um dos livros mais vendidos quando o assunto são interfaces prediais. Do autor Roberto de Carvalho Júnior, o livro de capa comum com 294 páginas, foi criado com o objetivo de mostrar uma visão simples de muitos sistemas que uma instalação predial envolve.
O autor, que é engenheiro, atuou trinta anos como projetista de instalações, por isso, tem uma autoridade muito grande nessa área, pois viu muitos problemas de combinação entre os projetos de arquitetura e os de instalações hidráulicas e sanitárias, além das instalações de gás, eletricidade, telefonia e dispositivos de segurança contra incêndios.
Como professor universitário, também viu a deficiência e a importância de uma literatura que satisfizesse os desejos de aprendizado sobre várias interfaces funcionais com instalações prediais.
O livro também aborda a tecnologia BIM (que traduzido significa modelagem de informação da construção). Essa tecnologia está sendo muito utilizada pelo setor de arquitetura e engenharia civil, não apenas em nosso país como também no exterior.
Outro livro do mesmo autor, Roberto de Carvalho Junior, que está fazendo o maior sucesso é este. Ele também contém capa comum e possui 352 páginas.
O livro mostra a importância de elaborar bem um projeto para os sistemas hidráulicos e sanitários de um edifício, mostrando que essa área ainda é um grande problema em projetos de arquitetura prediais. Essa literatura também chama a atenção para outro fator fundamental, a utilização de materiais de qualidade nas instalações dos sistemas.
Como as instalações de um prédio ficam ocultas, a maioria dos gestores das obras não dá importância para a qualidade do material utilizado, por isso, com pouco tempo começam a aparecer os problemas.
Um livro que aborda até mesmo o preço de caça vazamento, logo mostra o quanto é comprometido com o conceito sustentável.
Esse livro além de ensinar tudo sobre os sistemas prediais hidráulicos e sanitários, também apresenta soluções tecnológicas tradicionais e inovadoras, com um conceito sustentável que está sendo implementado em diversas edificações para que a água seja usada de forma consciente.
Essa literatura também traz muitos desenhos e esquemas, imagens de algumas obras e vários exemplos de projetos. É um livro de capa comum com material rico, dividido em 448 páginas em português.