Durante a pandemia do novo coronavírus, ficou evidente como os profissionais de saúde são frágeis e sensíveis e que, também, podem ficar com o seu psicológico abalado. Esse período turbulento que a humanidade passou deixou muitos profissionais com a saúde mental abalada.
Essa situação acendeu um sinal de alerta para um tema que precisava ser discutido: a saúde mental dos médicos. Não é de hoje que essa categoria vem lutando por melhores condições de trabalho. Além do mais, a cada ano que passa, só cresce o número de médicos que se tornam pacientes, em clínicas de acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
Conheça agora o livro que tem ajudado nessa discussão e sua importância para a categoria.
O livro “Por trás do jaleco branco” não é uma obra que fala apenas de jaleco, mas sim, o que está envolvido nessa profissão. Ninguém faz ideia que por trás de um jaleco branco, há um ser humano com problemas e dificuldades, medos, anseios e frustrações.
Tudo isso aliado a uma rotina de trabalho exaustiva, onde muitas vezes o salário é bem abaixo do esperado, que impacta diretamente na qualidade de vida, o médico se sente sobrecarregado e logo, sua saúde mental é afetada.
O livro deixa claro que os médicos são expostos a situações de muito estresse e, que por este motivo, sua saúde mental precisa de atenção especial. A obra literária também aborda aspectos emocionais que afetam os médicos e profissionais de saúde, na parte clínica.
Também mostra como resolver o problema apresentando soluções práticas para diversas situações. Com casos da vida real, o livro possui 340 páginas escritas pela autora Clare Gerada.
Porque ele deixa claro que ser médico é muito mais que vestir um jaleco branco. É preciso oferecer melhores condições de trabalho, para que suas faculdades de raciocínios não sejam colocadas a prova.
A sociedade depende desses profissionais para ter melhores qualidade de vida, no entanto, eles também não devem ser esquecidos, pois antes de serem médicos, são, sobretudo, pacientes.
Muitas coisas podem contribuir para afetar a saúde mental de um profissional de saúde. Além dos problemas pessoais que cada um enfrenta, há também as condições de trabalho, esse é o principal motivo pelo qual o médico se abala emocional e mentalmente.
Quando as condições não são boas, esses profissionais trabalham no seu limite, enfrentando diversas dificuldades e muitos ataques.
Esses profissionais que vestem jaleco branco podem cuidar da sua saúde mental por praticar atividades físicas, ter uma boa alimentação e dormir bem. Outra coisa que pode ajudar é praticar um hobby, isto é, um passatempo para espairecer a mente. Alguns aproveitam para fazer trabalhos voluntários.
Mas é importante que esses profissionais também tenham acompanhamento médico com especialidades específicas, como psicólogos e psiquiatras.